top of page
  • Foto do escritorJoão Marcos Albuquerque

Os Filmes Mais Aguardados para 2024

Que fique claro desde o início: estes são os lançamentos de 2024 mais aguardados por mim, baseado no meu conhecimento acerca dos trabalhos anteriores realizados pelos cineastas listados. Quando construí essa lista, não estava pensando em filmes com previsão de sucesso de bilheteria ou coisa que o valha (apesar de termos alguns candidatos na lista). Portanto, o critério adotado é subjetivo: meu gosto, minhas expectativas.


Outro ponto: são muitos os filmes com previsão de lançamento para 2024. Aqui só coloquei alguns, por questão de espaço. Devo realizar uma “parte 2” para esta matéria, em breve.



The End, de Joshua Oppenheimer


Joshua Oppenheimer realizou dois documentários que têm presença garantida em qualquer lista que se preze dos melhores docs. do século XXI (The Look of Silence e The Act of Killing). Em 2024 ele vai estrear na ficção com um musical que promete quebrar as convenções do gênero. O filme vai ser estrelado por Tilda Swinton.   



Kind of Kindness, de Yorgos Lanthimos


Yorgos Lanthimos e Emma Stone estão a todo vapor, e já finalizaram as gravações do novo longa, Kind of Kindness, que agora passa pelo processo de pós-produção. O filme marca o retorno da parceria entre Yorgos e Efthimis Fillippou, o inventivo roteirista de “Dente Canino”, “Alps”, “O Sacrifício do Cervo Sagrado” e “O Lagosta”.



Those Who Find Me, de Dea Kulumbegashvili


Expectativa máxima para o 2º longa da diretora Dea Kulumbegashvili, após sua estreia arrasadora com o inesquecível “Beggining”. Seu novo filme já está finalizado, e não seria surpreendente sua estreia no próximo Festival de Cannes. 



C'est Pas Moi, de Leos Carax


Um dos personagens mais emblemáticos da cinematografia contemporânea, o Monsieur Merde, interpretado por Denis Lavant em “Holy Motors”, ganhou um filme só pra ele. O novo longa do magistral Leos Carax promete ser uma odisseia insana e auto-reflexiva sobre os 40 anos de carreira do cineasta. Esse não tem erro.



The Shrouds, de David Cronenberg


O novo filme do David Cronenberg, The Shrouds, é protagonizado por Vincent Cassel, interpretando um viúvo enlutado que constrói um dispositivo para se comunicar com os mortos. Dizem na boca miúda que é o filme mais pessoal de Cronenberg. Esperar pra ver.



Lucca Mortis, de Peter Greenaway


O incansável iconoclasta Peter Greenaway estará de volta aos cinemas após nove anos desde seu último lançamento. Seus filmes excêntricos já escandalizaram espectadores em todo o mundo, e se você ainda não conhece a obra do mestre britânico, corra para compensar o tempo perdido.



We Shall Be All, de Jia Zhangke


Jia Zhangke é um dos principais nomes do cinema asiático, responsável por obras-primas como “Em Busca da Vida”. Seu novo filme está há mais de 20 anos em produção e se trata de uma obra de ficção com registros documentais sobre as primeiras décadas dos anos 2000.



Megalopolis, de Francis Ford Coppola


Francis Ford Coppola começou a escrever o roteiro de Megalopolis na década de 80. O filme é seu projeto da vida - ele utilizou seus próprios recursos financeiros para realizar a obra, mantendo assim controle total sobre a produção. É o lançamento mais esperado pela comunidade cinéfila.

© Filmes Cuti 2022 - Criado por João Marcos Albuquerque

  • Branca Ícone Instagram
bottom of page