Na Cidade do México há 45 ambulâncias que são operadas pelo governo. A população da cidade excede 9 milhões de habitantes. Conta de padaria: faltam ambulâncias para atender as emergências.
Seguimos o raciocínio. México é um país capitalista periférico. Faltam ambulâncias públicas, sobram pessoas necessitando de transporte e cuidados emergenciais. Conta de padaria: surge uma indústria informal de ambulâncias privadas.
No documentário “Midnight Family” acompanhamos a família Ochoa, que todo ano transporta centenas de pacientes em sua ambulância.
Você já imaginou uma corrida de ambulâncias, à toda velocidade, no meio do trânsito, para ver qual delas chega primeiro no acidente e assim garante o cliente? Pois no filme presenciamos muitas destas corridas insanas, com direito a drift, fechadas bárbaras, pneu cantando e muito mais. Lembra um pouco as corridas de ônibus no Rio de Janeiro.
Já imaginou as ambulâncias fazendo negócios escusos com os hospitais particulares, para que quando a ambulância transporte um paciente, que o leve para o hospital “parceiro” ganhar um cliente?
E olha, tem muito mais. Vou parar por aqui pra não estragar as surpresas. Da pra rir de tão absurdo. Da pra chorar também. Ao longo do filme, vemos a família lutando pelo seu ganha pão, trasmutando a ambulância em algo bem mais complexo que um simples veículo. Acompanhamos discussões familiares, orçamentárias, namorico do primogênito, e, nas cenas mais especiais, o atendimento aos pacientes e seus familiares em momentos trágicos e urgentes. Algumas cenas são de cortar o coração, outras descarregam adrenalina, e transformam este interessantíssimo documentário em um thriller dramático de grande qualidade e valor.
Midnight Family
Direção e Roteiro: Luke Lorentzen
México - 2019 - 1h 21min
Avaliação:
4/5
Comments